sexta-feira, 14 de junho de 2013

POEMA AOS AMIGOS


POEMA AOS AMIGOS

Jorge Luis Borges

Não posso dar-te soluções
 Para todos os problemas da vida,
 Nem tenho resposta
 Para as tuas dúvidas ou temores,
 Mas posso ouvir-te
 E compartilhar contigo.
Não posso mudar
 O teu passado nem o teu futuro.
 Mas quando necessitares de mim
 Estarei junto a ti.
Não posso evitar que tropeces,
 Somente posso oferecer-te a minha mão
 Para que te sustentes e não caias.
As tuas alegrias
 Os teus triunfos e os teus êxitos
 Não são os meus,
 Mas desfruto sinceramente
 Quando te vejo feliz.
Não julgo as decisões
 Que tomas na vida,
 Limito-me a apoiar-te,
 A estimular-te
 E a ajudar-te sem que me peças.

Não posso traçar-te limites
 Dentro dos quais deves atuar,
 Mas sim, oferecer-te o espaço
 Necessário para cresceres.
Não posso evitar o teu sofrimento
 Quando alguma mágoa
 Te parte o coração,
 Mas posso chorar contigo
 E recolher os pedaços
 Para armá-los novamente.
Não posso decidir quem foste
 Nem quem deverás ser,
 Somente posso
 Amar-te como és
 E ser teu amigo.
Todos os dias, penso
 Nos meus amigos e amigas,
 Não estás acima,
 Nem abaixo nem no meio,
 Não encabeças
 Nem concluís a lista.
 Não és o número um
 Nem o número final.
E tão pouco tenho
 A pretensão de ser

 O primeiro
 O segundo
 Ou o terceiro
 Da tua lista.
 Basta que me queiras como amigo
Dormir feliz.
 Emanar vibrações de amor.
 Saber que estamos aqui de passagem.
 Melhorar as relações.
 Aproveitar as oportunidades.
 Escutar o coração.
 Acreditar na vida.

Obrigado por seres meu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário